Victor Hugo Pontes
"Como é que os indivíduos se relacionam com o espaço que habitam? Qual o lugar ocupado pelos outros no espaço em que vivemos? Quantos momentos de verdadeiro encontro ocorrem ao longo da vida? O que se faz quando se ocupa um espaço privado, sabendo-se que (não) se está a ser observado? O que acontece quando se vive em isolamento? Pode o corpo transformar-se em natureza morta? Será que a solidão se transveste do ser solitário?
Colocar este tipo de questões ao longo de um processo criativo é uma prática comum que visa cumprir objectivos específicos. Menos habitual será transformar as questões naquilo que o espectáculo efectivamente é. Em Manual de Instruções, o percurso dos intérpretes em palco poderia descrever-se como o percurso ao longo do qual se toma consciência do lugar ocupado no mundo, que equivale ao percurso em que cada um se torna naquilo que é. A peça é um roteiro mental deste processo, revelado através de um roteiro coreográfico.
Em Manual de Instruções, Victor Hugo Pontes pretende mostrar sobretudo o que pode ser a solidão e desafia-nos a encararmos o espelho e a querermos fugir dele. (Será a solidão uma roupa que se escolhe?) Se às vezes os indivíduos não se distinguem do espaço que habitam, outras vezes o espaço deixa de existir, restando somente o indivíduo. A partilha é uma hipótese suspensa, porque somos tão portáteis como os móveis da casa onde vivemos. Não há verdadeira intimidade, há verdadeira solidão, e todos acabamos por nos tornar naquilo que somos."
Madalena Alfaia
Credits
Direcção artística, Coreografia e Cenografia Victor Hugo Pontes. Sonoplastia Rui Lima e Sérgio Martins. Desenho de Luz Wilma Moutinho. Figurinos (styling) Osvaldo Martins. Apoio dramatúrgico Madalena Alfaia. Interpretação Elisabete Magalhães, Manuel Sá Pessoa e Tiago Barbosa / Alexandre Cunha de Sá, Alexandrino Silva, Ana Caridade, Domingos Pereira, Filipe Caldeira, Joana Antunes, Maria Ângela Faria, Miguel Cunha, pedro Rodrigues, Rita Morais, Teresa Santos, Zizina Moreira. Registo Fotográfico Susana Neves. Registo Vídeo Eva Ângelo. Produção Executiva Joana Ventura e Mafalda Couto Soares. Produção Núcleo de Experimentação Coreográfica. Co-produção O espaço do tempo, Centro Cultural Vila Flor. Apoios Fundação Calouste Gulbenkian- Programa de Apoio à Dança, CENTA, Balleteatro Auditório, Teatro Aveirense, DeVIR/ CAPA, Trigo Limpo Teatro ACERT, Fórum Dança, Radar 360º.
Projecto Financiado pelo MC/ DGArtes
Archive
Estreia
Related news
There are no related news...
Projects
Back