Parceria Nome Próprio e Teatro Aveirense
CURADORIA
Victor Hugo Pontes - Atelier Coreográfico
Victor Hugo Pontes (Guimarães, 1978) é licenciado em Artes Plásticas – Pintura (FBAUP). Frequentou a Norwich School of Art & Design, em Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pela companhia inglesa Third Angel, e o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e em Itália. Como criador, a sua carreira inicia-se em 2003, com Puzzle. Desde então, vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país e internacionalmente. Mais recentemente, as peças A Ballet Story (2012) e Margem (2018) foram distinguidas, respectivamente, como Espetáculo de Dança do Ano (Público e Expresso) e Melhor Coreografia (Prémios SPA). Integrou o programa DanceWeb 2017, do Festival ImPulsTanz (Viena), como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Victor Hugo Pontes é, desde 2009, o director artístico da Nome Próprio – Associação Cultural.
FORMADORES
Barbora Hruskova (CNB) - Ballet Clássico | Grupo 3A (13 - 15 anos) e Grupo 4A (+16 anos)Nasceu em 1972 em França, é filha de bailarinos. Estudou no Conservatório Superior Nacional de Música e Dança de Paris, com a professora Christiane Vaussard, e na Companhia de Bailado de São Francisco, como bolseira. Em 1990 ingressou no Ballet Real da Flandres como primeira solista. Nesta companhia dançou Camelot de Stuart Sebastian, Don Quixote de Rudolf Nureyev, Cinderela de Peter Anastos, O Quebra-Nozes, Os 3 Mosqueteiros de André Prokovsky, Giselle de Menia Martinez, O Lago dos Cisnes de Jan Fabre, assim como coreografias de George Balanchine, Choo-San Goh, Ib Andersen, Maurice Béjart, Christopher D’Amboise, Violette Verdi, X.P. Wang, Danny Rosseel, Maurício Wainrot. Barbora Hruskova faz parte do elenco da CNB desde 2003, como bailarina principal. Pela CNB dançou O Quebra-Nozes, Bach à L’Oriental, La Rosée, 5 Estações, D. Quixote, como Kitri, e O Lago dos Cisnes, como Odette/Odile, de Mehmet Balkan, Romeu e Julieta de John Cranko, Les Sylphides deFokine e ainda coreografias de Heinz Spoerli, Renato Zanella, Nacho Duato, George Balanchine, Vasco Wellenkamp, Mauro Bigonzetti, Jirí Kylián, Hans van Manen, Uwe Scholz e Caetano Soto. Sob a direção artística de Luísa Taveira trabalhou com os coreógrafos Rui Lopes Graça, Olga Roriz, Clara Andermatt e o encenador Tiago Rodrigues, e destacou-se nos papéis principais em La Sylphide de Bournonville, A Bela Adormecida de Ted Brandsen e ainda a princesa russa de O Lago dos Cisnes de Fernando Duarte. É mestra de Bailado da CNB desde Março de 2016.
Susana Matos (CNB) - Ballet Clássico | Grupo 1 (8 - 9 anos) e Grupo 2 (10 - 12 anos)Iniciou os estudos em Dança aos 6 anos com a Professora Vera Varella Cid. Frequentou o Curso de Formação de Profissionais de Dança na Fundação Calouste Gulbenkian e a Escola de Dança do Conservatório Nacional.
Bailarina na CNB - Companhia Nacional de Bailado desde 1992, onde tem participado em todo o repertório Clássico, Neoclássico e Contemporâneo.
Licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa no Ramo de Educação, com formação complementar em Ballet Teaching Studies (CBTS - Royal Academy of Dance, Londres). Desde 2018 que leciona na Escola Superior de Dança a disciplina prática de Técnica de Dança Clássica e a disciplina teórica de Práticas Educativas de Técnica de Dança Clássica.
Actualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança de Lisboa.
André (Speedy) Garcia - Breaking | Grupo 3B (13 - 15 anos) e Grupo 4B (+16 anos)Nascido em 1986. Foi no seio da cultura Hip-Hop que encontrou a sua forma de expressão na vertente de Bboying e Graffiti. O facto de ter nascido sem o antebraço direito nunca o fez sentir diferente mas curioso, criativo, analítico e adaptável. A sua paixão pela dança levou-o a experienciar diferentes tipos de movimento desde Capoeira, Trampolins, Ginástica, Dança Clássica, Dança Contemporânea, Mergulho, complementando também o seu vocabulário e o seu método de ensino com outros estilos de Street Dance. Membro das crews Jukebox crew e In Motion crew. Trabalhou com a Companhia Teatro Praga e com o coreógrafo André Mesquita.
Actualmente vive em Lisboa onde ensina regularmente Breakdance desde 2011.
Cristina Planas Leitão - Flying Low Technique | Grupos 3A + 3B (13 - 15 anos) e Grupos 4A + 4B (+16 anos)Licenciada pela ArtEZ (NL) em 2006 (BA Dance). Desde 2006 trabalha como intérprete ou diretora de ensaios com Gabriella Maiorino, Isabelle Schad, Flávio Rodrigues, Hofesh Shechter, Gregory Maqoma, Catarina Miranda, Marco da Silva Ferreira. Leciona Flying Low e Passing Through internacionalmente desde 2010, ano em que fez a única certificação nas técnicas, dada pelo criador das mesmas – David Zambrano.
Desde 2011 que se foca na criação independente das suas peças, das quais destaca, The Very Delicious Piece, bear me, FM [featuring mortuum] e UM[unimal].
Em 2019 assume a assistência de programação do Teatro Municipal do Porto e Festival DDD - Dias da Dança.
Elisabeth Lambeck - Dança Contemporânea | Grupo 3A (13 - 15 anos) e Grupo 4A (+16 anos)Elisabeth Lambeck é professora, intérprete e coreógrafa profissional holandesa que vive no Porto. Como performer dançou em diversas companhias e projetos europeus. Destaca as colaborações com os criadores Sharon Eyal, Andre Gingras, Jorma Elo, Stijn Celis, Conny Janssen, Guido van der Werve, Saskia Boddeke e Peter Greenway. Há dez anos que trabalha com artistas portugueses como: Rui Horta, Paulo Ribeiro, Hélder Seabra, Marco da Silva Ferreira e Mafalda Deville.
Em 2013 começou a criar os seus próprios trabalhos. Neste momento está envolvida em vários projetos educativos, nomeadamente nos conservatórios Pallco, CDVS, CDN, e faz parte de equipa da Oficina ZERO, com Mafalda Deville e Israel Pimenta. Frequenta o Mestrado em Coreografia, COMMA, nas Universidades Fontys e Codarts, nos Países Baixos.
Francisco Pinho - Laboratório Criativo | Grupo 2 (10 - 12 anos)Nasceu no Porto em 1994. Frequentou o curso vocacional de dança no Ginasiano Escola de Dança, ingressando de seguida na ArtEZ Dansacademie em Arnhem, onde trabalhou com vários coreógrafos e estagiou com Krisztina de Chatel. Em Portugal, colaborou com Paula Moreno, Kale Companhia de Dança e, atualmente, com Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim.
Lúcia Afonso - House Dance | Grupo 1 (8 - 9 anos) e Grupo 2 (10 - 12 anos)Nasceu em Lisboa. Começou a dançar Capoeira aos 12 anos e danças urbanas aos 14 anos, dando os seus primeiros passos dentro da Cultura Hip Hop em 2006, com as ButterflieSoulFlow.
Em 2009 mudou-se para Paris, onde começou uma formação profissional no «Centre des Arts Vivants», e frequentou também escolas profissionais de danças urbanas, onde estudou Breaking, Popping, Jazz Rock, Hip Hop, Técnica de Alexander, Hype e House dance, enriquecendo assim o seu vocabulário. Membro da companhia de dança Afro-Hip-Hop ‘A Part Etre’, e da companhia de dança ‘Orchidaceae’. Integrou projectos de dança com os ‘Jukebox’, e trabalhou com a companhia Hip-Hop ‘DYPTIK’ em França. Actualmente integra ‘Ella Mesma Company’, sediada no Reino Unido.
Fez formação contínua de danças Afro-Brasileiras e Afro Contemporânea, e frequentou o Silvestre Training. É presença activa em eventos de dança Urbana em países como Portugal, Mali, Filipinas, Coreia do Sul, Finlândia, Reino Unido, França, Marrocos, República Tcheca, Colômbia, Qatar, Equador, Brasil, Noruega, EUA, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha, Suécia, Benin, Omã, Arábia Saudita, Burkina Faso, Senegal.
Maria Antunes - Dança Contemporânea | Grupo 1 (8 - 9 anos), Grupo 2 (10 - 12 anos) e Grupo 4B (+16 anos). Laboratório Criativo | Grupos 3A + 3B (13 - 15 anos) Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança (2013/16). Fez o curso FOR modular da Companhia Olga Roriz (2017/18).
É membro da Companhia de Dança Orchidaceae desde 2014, sob a direção de Piny. A companhia desenvolve o seu trabalho entre o Tribal Fusion Belly Dance e Hip-Hop, Popping, Waacking, Vogue, House e dança contemporânea.
Interpretou “BROTHER” de Marco da Silva Ferreira, “PERIFÉRICO” de Piny/VHILS, “SACRED GEOMETRY - A meditative state” e “F” de Piny, e OMIRI com coreografia de Filipa Peraltinha.
Foi coreógrafa no programa "Coreógrafos e Compositores" 2019, sob a coordenação de Victor Hugo Pontes e Luís Tinoco.
Criou e interpretou os solos "REDOR" (2019), “solobox” (2018), “seed” (2018), “FOUR” (2017), “DESTINATIONS” (2016).
É professora de Dança Contemporânea e House Dance.
Paulo Mota - Laboratório Criativo | Grupo 1 (8 - 9 anos)Nasceu em 1991, em Matosinhos. Em 2010 terminou o curso de Interpretação da Academia Contemporânea do Espectáculo e, desde então, foi dirigido por Joana Providência, António Júlio, Madalena Victorino, André Braga e Cláudia Figueiredo, Victor Hugo Pontes, Ana Luena, Rogério de Carvalho, Gonçalo Amorim e João Garcia Miguel - destaca os espectáculos com música ao vivo com Dead Combo, Carlos Bica, João Paulo Esteves da Silva, Peixe, André Pires, Joana Gama e Pedro Augusto. Actualmente é professor de Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto.
Roberto Mendes - Breaking | Grupo 1 (8 - 9 anos) e Grupo 2 (10 - 12 anos)Nasceu em Guimarães. Tem o curso profissional de teatro do Balleteatro Escola Profissional. É membro dos Momentum Crew, e compete regularmente em competições internacionais. Foi interprete no espectáculo "Al mada nada" de Ricardo Pais, "M.O.M.E.N.T.U.M" de Max Oliveira e "Impossível" de Luís de Matos.
Formador de Breaking em Portugal e internacionalmente.
Daniela Cruz - Iniciação à Dança Contemporânea para AdultosNasceu no Porto, em 1985. Completou o curso vocacional na Escola de Dança Ginasiano. Em 2007, obteve a licenciatura no programa de Dança, especialização Intérprete, na Codarts, Roterdão. Estagiou na Companhia Dansgroep Krisztina de Châtel, em Amesterdão. Desde 2007, já trabalhou como interprete com Marco da Silva Ferreira, Victor Hugo Pontes, Cristina P. Leitão, André Braga e Cláudia Figueiredo /Circolando, Joana Providência, Nuno M Cardoso, Nuno Preto, Jonathan Saldanha e Catarina Miranda.
Em 2012, iniciou a sua actividade como criadora, no âmbito dos Palcos Instáveis/Companhia Instável. Foi assistente de coreografia e de ensaio, na Companhia Instável. Fez direcção de movimento para o Teatro Art'Imagem e para o Teatro Bolhão. Foi convidada para fazer criação para a companhia K2 (VN Gaia) em 2017 e para o CITAC em 2019. Cocriou com o Nuno Preto O meu mundo, em 2018.
É formadora na Escola de Dança Ginasiano.
Mafalda Deville - Dança Contemporânea | Grupo 3B (13 - 15 anos). Laboratório Criativo | Grupos 4A + 4B (+16 anos)Nasceu em 1976. Formada pela Escola de Dança Contemporânea The Place, em Londres, em Dança Contemporânea e Coreografia (1998). Desenvolveu diversos projectos em colaboração com Israel Pimenta, José Valente e para a Companhia Instável. Colaborou como coreógrafa com diversas instituições e encenadores nacionais e internacionais como Tiago Rodrigues / Mundo Perfeito, Companhia Instável, Nuno Cardoso/ Ao Cabo Teatro, Ópera lírica de Chicago; JV2, Shoreditch Dance Company, RAD, projeto Trinity Laban-CAT, Royal Opera House e Sadlers Wells Theatre, Londres e Occupy Theatre em Stralsund.
É diretora artística da Opuntia Dance, com o artista visual Israel Pimenta, do programa Oficina ZERO e da CDI Workshop (Porto). Trabalha como bailarina, diretora de ensaios e diretora do projeto educacional da Jasmin Vardimon Company, há mais de 12 anos.
Foi Professora na Universidade Royal Holloway de 2009 a 2017, na Pós-Graduação em Teatro Físico para Bailarinos e Atores.
Frequenta o Mestrado em Coreografia, COMMA, nas Universidades Fontys e Codarts, nos Países Baixos.
Rani Lebzelter - Gaga/dancers, Repertório Ohad Naharin, Gaga/peopleNasceu em Israel, em 1989, e começou a dançar na Escola de Artes Habustal, em Netanya. Entre 2009 e 2010 estudou no programa para bailarinos profissionais no kibbutz Ga’aton, e entre 2010 e 2011 fez parte do programa Maslool, sob direcção de Naomi Perlov e Ofir Dagan.
Rani juntou-se à Batsheva – the Young Ensemble em 2012 e dançou com a Batsheva Dance Company entre 2014 e 2019. Durante a sua estada na Batsheva, ensinou Gaga/dancers na companhia e em workshops, fora desta. Em 2017 começou a ensinar Gaga/people internacionalmente.