Parceria Nome Próprio e Teatro Aveirense
CURADORIA
Victor Hugo PontesNasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Como criador, a sua carreira começa a despontar a partir de 2003 com o trabalho Puzzle. Desde então, vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país, assim como em Espanha, França, Itália, Alemanha, Rússia, Áustria, Bélgica, Brasil, entre outros. É, desde 2009, o diretor artístico da Nome Próprio – Associação Cultural, com sede no Porto.
FORMADORES
Ángela Diaz Quintela | Grupo 2 (10-12 anos), Grupo 3A (13-15 anos) e Laboratório de Criação Grupo 1
Nasceu em Sarria, uma pequena vila da Galiza. Licenciada em Educação Social pela Universidade de A Coruña (2011) e em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa (2014). Frequentou através do programa Erasmus a Fontys Academy School na Holanda onde trabalhou com os coreógrafos Eddy Becquart e Gabriella Maiorino (2014). Profissionalmente trabalhou com Amélia Bentes, Victor Hugo Pontes, Clara Andermatt, Daniela Cruz, Romeo Castelluci, Catarina Miranda, Meytal Blanaru, Luisa Saraiva, André Braga e Cláudia Figueiredo/Circolando.
Deeogo Oliveira | Grupo 3A (13-15 anos) e Grupo 4A (maiores de 16 anos)
Diogo Oliveira, nasceu no Porto, 1992. Começou a dançar aos 9 anos. É membro do grupo de dança urbana Momentum crew. Em 2017 concluiu a Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica (FAICC) na Companhia Instável.
Como interprete trabalhou com Ricardo Pais, Max Oliveira, Victor Hugo Pontes, Oliveira&Bachtler e Né Barros. Co-criador e intérprete de Kokoro com Ana Isabel Castro e de SOLO com o encenador Manuel Tur.
Vencedor de um campeonato mundial de bboying na categoria 1vs1 no The bboy Gala e na categoria grupo contra grupo no Battle pro e Warsaw Challenge. Campeão nacional na categoria 1vs1 no Excellence e na categoria 3vs3 no Pro steps (2016-2018).
Integrou inúmeros eventos nacionais e internacionais, como performer, formador e jurado de dança urbana em Portugal, Holanda, Espanha, Bélgica, França, Alemanha, entre outros.
Hélder Seabra | Grupo 3B (13-15 anos) e Laboratório de Criação Grupo 4A e 4B
Nasceu no Porto e vive actualmente em Antuérpia. Estudou no Ginasiano Escola de Dança e na P.A.R.T.S. (Performing Arts Research and Training Studios), na Bélgica. Nos últimos 12 anos, fez parte como intérprete, assistente coreográfico e formador a nível nacional e internacional das reconhecidas companhias Ultima Vez/Wim Vandekeybus e Eastman/Sidi Larbi Cherkaoui. Simultaneamente, tem vindo a desenvolver as suas próprias práticas artísticas, e em 2013 fundou HelKa Vzw, para canalizar todas as suas experiências anteriores e explorar o vasto potencial do corpo e mente e diferentes formas de diálogo, através de colaborações com outros artistas. Através desta plataforma, tem vindo a criar, executar e a ensinar de forma intensiva (inter)nacionalmente.
Hillel Kogan
Coreógrafo, bailarino, dramaturgo e professor, cria peças de dança desde 1996.
Formou-se na Thelma Yelin High School for the Arts, prosseguindo os seus estudos de dança no Estúdio The Bat Dor e no Estúdio Merce Cunningham, em Nova Iorque (como bolseiro da America-Israel Cultural Foundation). Fez parte da companhia juvenil Bikurei Machol (1990), do Batsheva Ensemble (1995-96), da Nomades Dance Company (Suíça, 1996-98) e do Ballet Gulbenkian (1999-2005).
Colaborou com Renana Raz, Dana Ruttenberg, Yossi Berg e Oded Graf, entre outros. Foi interprete convidado na Batsheva Dance Company. Em 2005, tornou-se assistente do coreógrafo Ohad Naharin, e neste papel trabalhou com o Batsheva Ensemble e muitas outras companhias internacionais. É professor de movimento Gaga, de peças de repertório e de dança contemporânea, tendo já passado pela Carte Blanche (Noruega), Gauthier Dance (Alemanha), IT Danza (Espanha), entre outras.
Em 2015 recebeu o Prémio Landau (Israel National Lottery), em 2013 o Prémio de Melhor Coreógrafo (Israel’s Critics Circle), em 2010 o Prémio Yair Shapira, e em 2009 o Prémio Teva de Dança. Foi nomeado “coreógrafo promissor” pela revista Tanz em 1999 e em 2014. Em 2015, foi nomeado codiretor artístico to Festival Curtain Up.
Joana Castro | Grupo 1 (8-9 anos), Grupo 4A (maiores de 16 anos) e Laboratório de Criação Grupo 2
Nasceu em 1988, Porto. Iniciou em 2003 os seus estudos no curso de dança do Balleteatro Escola Profissional, e frequentou o curso PEPCC (Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica) no Fórum Dança em 2008, foi bolseira do NEC em 2009, em 2013 participa no DanceWeb Schoolarship Programme do Festival Impulstanz, em Vienna e em 2016/17 frequenta a pós-graduação de especialização em performance na Faculdade de Belas Artes do Porto.
Como colaboradora e/ou performer trabalhou com Né Barros, Victor Hugo Pontes, Ana Borralho e João Galante, Flávio Rodrigues, Joana Providência, Joclécio Azevedo, Mariana Tengner Barros, Juliana Snapper, Carlota Lagido, Maurícia Barreira Neves, entre outros.
Desde 2009 que desenvolve o seu próprio trabalho, tendo apresentado algumas das suas obras em Portugal, Bélgica, França e Alemanha.
Em 2012 representa Portugal nos encontros Les Repérages/Danse à Lille e integra a residência coreográfica Correios em Movimento/Dança em Trânsito no Rio de Janeiro.
Leo | Grupo 1 (8-9 anos) e Grupo 2 (10-12 anos)Lisboa, 1979. Licenciada em Ciências do Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Em 2016 terminou o Curso Profissional de Osteopatia no Instituto Kiros.
Desenvolve desde 2003 pesquisa e trabalho em dança, nomeadamente Hip Hop, House Dance, Popping e Sapateado, tendo feito formação em Portugal, Nova Iorque, Los Angeles, Paris, Amesterdão, Berlim, Estocolmo, Londres e Viena.
Em 2003 fundou a crew feminina Butterfliesoulflow e integra desde 2014 a companhia Orchidaceae Urban Tribal. Como intérprete integrou o espectáculo Sonho de uma Noite de Verão, Teatro Praga (2010); Periférico de Vhils, coreografada por Anaísa Lopes - Piny (2017); Sacred Geometry | A Meditative State (2018).
Actualmente integra o elenco de Bisonte de Marco da Silva Ferreira. É bailarina convidada nos concertos de Batida.
Leciona, nacional e internacionalmente, aulas nos estilos House Dance, Hip Hop e Popping.
Luísa Carles | Grupo 2 (10-12 anos) e Grupo 3B (13-15 anos)
Natural de Panamá, em 1957. De 1968 até 1972, fez a sua formação clássica em várias escolas de Dança e no Conservatório Nacional de Panamá e em 1972, ingressou na Companhia do Ballet Nacional de Panamá, tendo regressado mais tarde como Solista.
Na sua formação Académica/Técnica passou pelo Teachers Training Course da Royal Academy of Dancing e pela Universidade de Durham.
Em 1981 integra a Companhia Nacional de Bailado, sob a direcção artística de Armando Jorge.
Desde 1982 que colabora assiduamente com Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, em 1983 foi nomeada professora efectiva do Centro de Formação de Bailarinos da CNB, em 1993 é convidada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional, e a partir de 2009 que colabora com a Escola Superior de Dança, entre muitas outras escolas.
Em 1996 é nomeada Directora de Produção da CNB, cargo que ocupa até 2008.
Actualmente exerce várias funções no OPART – Organismo de Produção Artística, E. P. E. (organismo este que gere a CNB e o TNSC), como coordenadora do projecto “Centro Histórico” desde 2011 e como Gestora de Projectos nos Estúdios Victor Córdon, com a coordenação de Rui Lopes Graça desde Julho de 2017.
Marina Kaptijn
Marina Kaptijn trabalha com Jan Fabre desde 1987. Começou como bailarina em The Dance Sections. Mais tarde, dançou em espectáculos como Sweet Temptation (1991), Universal Copyrights (1995), The sound of one hand clapping (1995), Je suis Sang (2005) e Mount Olympus (2015). Desde 2005, que aplica a sua experiência no treino da nova geração de bailarinos, incluindo os da performance a solo Quando l’uomo principale è una donna.
Marina Kaptijn dá formação em workshops sobre o trabalho de Jan Fabre, direccionados para bailarinos, performers, estudantes e professores de teatro. Além de fazer parte do núcleo de formadores de Jan Fabre, Kaptijn é formadora certificada de bailarinos e ensina dança clássica, teatro físico e ioga.
Piny | Grupo 4B (maiores de 16 anos) e Laboratório de Criação Grupo 3A e 3BLisboa, 1981. Terminou o Curso de Arquitectura (F.A.U.T.L.).
Desde 2007 centrou-se em alguns estilos de dança urbana; House, Vogue, Hip Hop, Waacking e Breakdance, pesquisando continuamente em diferentes abordagens da dança contemporânea e iniciando a experimentação de fusão de vocabulários através da fusão tribal.
Em 2012 terminou a licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança de Lisboa e fundou a companhia Orchidaceae Urban Tribal. Desde 2014 que tem apresentado o seu trabalho em diferentes países europeus, Estados Unidos, América Central, América do Sul e Ásia.
Como coreógrafa apresentou a sua primeira criação em 2011 Corpo (i)lógico. Coreografou a peça Periférico de Vhils, para a BoCA Bienal (2017).
Como intérprete trabalhou com Kwenda Lima, Filipa Francisco, Tiago Guedes, Victor Hugo Pontes, Ricardo Ambrózio, Tânia Carvalho, Raquel Castro e Marco da Silva Ferreira.
Sara Barros Leitão | Grupo 1 (8-9 anos), Grupo 2 (10-12 anos) e Grupo 4B (maiores de 16 anos)
Porto. 1990. Formou-se em Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo. Ao longo do seu percurso, teve como professores António Capelo, João Paulo Costa, Maria do Céu Ribeiro, Nuno Pino Custódio, Luís Madureira, Natália Luiza, Sandra Mladenovic, Kuniaki Ida, Victor Hugo Pontes, Joana Providência, etc. É actriz, assistente de encenação, produtora, estudante. Trabalha regularmente em cinema e televisão. Em teatro estreia-se na tragédia "Romeu e Julieta" produzida pelo Teatro do Bolhão. Trabalhou com encenadores como Natália Luiza, Joana Craveiro, João Reis, Miguel Seabra, Nuno M. Cardoso, Nuno Carinhas, Gonçalo Amorim, etc, e passou por companhias e estruturas como Teatro Meridional, Teatro do Vestido, Teatro Nacional São João, Teatro Experimental do Porto, etc.
No último ano estreou duas criações como encenadora: "Trilogia das Barcas", no âmbito de Dias da Música, Centro Cultural de Belém, e "Teoria das Três Idades", inserido no FITEI 2018, Teatro Municipal do Porto Rivoli.
Solange Melo | Grupo 3A (13-15 anos) e Grupo 4A (maiores de 16 anos)Lisboa, 1980. Estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional sob orientação do Mestre Georges Garcia. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 1998 onde foi promovida a Bailarina Principal em 2012. De 2005 a 2007, foi bailarina Solista no Ballet Nacional da Noruega. Faz parte do seu repertório a interpretação de bailados incontornáveis do universo clássico, tais como: O Lago dos Cisnes (Odette/ Odile), Giselle (Giselle/Myrtha), A Bela Adormecida (Aurora), Romeu e Julieta (Julieta), Cinderela (Cinderela/Irmã), O Quebra-Nozes (Clara/Fada do Açúcar), O Pássaro de Fogo, entre outros. Também tem dançado um vasto repertório neo-clássico e contemporâneo de Balanchine, Christopher Wheeldon, Paul Lightfoot/Sol Léon, Hans van Manen, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz e Ohad Naharin.
Frequenta a licenciatura em Bussiness Managment da Open University do Reino Unido. Em 2018, partilha a direção artística do bailado Murmúrios de Pedro e Inês com Fernando Duarte.
Vera Santos | Grupo 5 (Adultos - iniciação)
Porto, 1973. Bailarina, coreógrafa e professora de dança residente no Porto. Com formação profissional em Dança e Bacharelato de Teatro/interpretação, fez o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança, os cursos de Coreografia e o de Artes da Performance da Fundação Calouste Gulbenkian. A dança contemporânea é a sua área de eleição, desenvolvendo o seu trabalho como bailarina/intérprete desde o início dos anos 90 e mais tarde, como coreógrafa, tendo estreado a primeira criação ao lado da sua avó que com 80 anos dançou pela primeira vez. Paralelamente, na actividade pedagógica com pessoas com e sem experiência de dança, explora a fisicalidade de cada corpo e as suas potencialidades de expressão.
Vítor Fontes | Grupo 3B (13-15 anos) e Grupo 4B (maiores de 16 anos)
Porto, 1978. Concluiu o Mestrado em Gestão Desportiva (2011) e Licenciatura em Desporto e Educação Física na FADEUP (2003). Bailarino desde 1998, diretor artístico e coreógrafo da Companhia All About Dance desde 2000, sócio gerente e diretor da Academia All About Dance desde 2001 e diretor Hip Hop International Portugal (JVJ-Eventos Lda) e Associação Portuguesa de Hip Hop Dance Crews.
Teve formação na Edge, Millennium e Debbie Reynolds em Los Angeles, Steps on Broadway, Broadway Dance Center e Peridance em Nova Iorque, Pineapple em Londres e Gaga Intensive Workshop em Amesterdão.
Como coreógrafo e bailarino participou nas criações Asylum (2010); Distorction (2011); O Comboio Fantasma, encenação Lee Beagley (2012), Urban Ballets (2013), Urbanology (2014), Urbam - Geografia do Movimento Urbano (2014), Tuki - We Are From The Hood (2015).
Co-criou com Maria de Melo Falcão o espectáculo ar-ti-fí-cio (2017) e Bouncing Heads (2018). Interprete no espectáculo Hu(r)mano e Brother de Marco da Silva Ferreira (2013 -2018).
Venceu The Notorious IBE Portugal 2014 , Esposende Street Battle (2017) e Jazzy Battle 2018.